segunda-feira, 7 de maio de 2018


Indícios da Capoeira no Cariri Cearense
Apontamentos sobre a cidade de Crato - Ceará

Mestre Bimba dizia que a ginga é base do jogo. Pesquisar a capoeira é simplesmente gingar pelo processo da experimentação. É problematizar o jogo no sentido de encontrar uma solução plausível. É hipotetizar o jogo visando responder, antecipadamente, a questões do objeto investigado, o que vale, quer pela confirmação de características, quer pelo encontro de novos caminhos e evidências.
Hélio Campos – Mestre Xaréu

As palavras aqui expostas trazem algumas informações e reflexões acerca da capoeira no Cariri Cearense[1]. O que motiva a escrever sobre o tema parte de minha inserção na cultura da capoeira na região caririense, como também pela necessidade enquanto sujeito da capoeira em estudar o assunto e com isso aprender um pouco mais dessa infinita arte.
É de conhecimento que já publiquei um artigo anterior com o nome “Indícios da Capoeira no Cariri Cearense” nele procurei trazer uma reflexão acerca de como se formou a capoeira no cariri. Esta reflexão só foi possível por meio de depoimentos orais realizados em várias conversas com os protagonistas da história da capoeira, ou seus descendentes.
Neste artigo buscarei evidenciar a capoeira na cidade do Crato – CE, tentando trazer à tona a formação deste movimento de capoeira na referida cidade, com base em depoimentos e conversas informais de que venho tendo ao longo do tempo com os sujeitos que a fazem em nossa região.
No primeiro artigo publicado escrevi: “Através da oralidade descobri que o primeiro a dar aulas na cidade de Crato foi um mestre chamado Beluá que também aprendeu a arte em São Paulo”. Continuando minhas buscas em eventos, rodas e encontros de capoeira, me deixo gingar em meio há conversas com os mais antigos da referida cidade, dentre eles o Mestre Evaldo, natural de Crato, um dos primeiros alunos de Mestre Beluá e que hoje mora em uma vizinha cidade pernambucana. Mestre Evaldo me confirmou a informação de que o Mestre Beluá começou a ministrar aulas de capoeira no inicio da década de 80, criando o Grupo Vocação do Negro. Também me falou que o Mestre Beluá aprendeu a arte da capoeira em São Paulo tendo como seu mestre o Mestre Alemão.
Nas reuniões e trabalhos da salvaguarda do Oficio de Mestres da Capoeira do qual participo, apesar de muitas vezes ignorado, venho chamando a atenção dos camaradas mestres e dos técnicos do IPHAN[2] no tocante a observação destas particularidades do interior do estado. 
Costumo dizer que o Cariri é mais próximo de São Paulo do que de Fortaleza, essa minha observação se dá porque é perceptível a influência paulista na região, uma vez que, os sujeitos do cariri ao se verem em dificuldades migram para o estado citado em busca de melhores condições de vida. Particularmente vivenciei a experiência em ver ônibus “lotados” de gente saindo para o corte da cana em cidades canavieiras no estado de São Paulo.
Mas voltando a capoeira da cidade de Crato - CE segundo depoimento do Mestre Natan, por meio de áudio publicado no grupo de whatsapp da Salvaguarda da Capoeira do Estado do Ceará o mesmo cita Mestre Beluá como precursor da capoeira na cidade e nos aponta também o motivo de sua saída como segue:
 Vocação do Negro foi o primeiro grupo de capoeira do Crato com o Mestre Beluá. Na direção dele e foi uma história muito bonita...” Quando o Mestre Beluá resolveu ir embora, pra tentar a vida lá em São Paulo, porque as coisas aqui tava difícil, recebeu uma proposta e foi trabalhar numa empresa em são Paulo, entregou a capoeira ao Mestre Evaldo, então o mestre Evaldo começou tomar conta da gente, todo mundo ficou aí, era a sede do PT entendeu”?
O Mestre Natan também nos ajuda a localizar um dos lugares onde a capoeira cratense teve seu desenvolvimento, a sede do PT - Partido dos Trabalhadores - que na época se situava no barro São Miguel. Mestre Evaldo reporta um local anterior a Sede do PT, segundo ele teria o Mestre Beluá antes da utilização da referida sede, utilizado um local na Rua Monsenhor Esmeraldo nas imediações da estação ferroviária.
Também é citado no áudio um capoeirista antigo de nome Paulino que após a migração dos mestres Beluá e posteriormente o Mestre Evaldo para o estado de São Paulo, assumiu, ainda na Sede do PT, a capoeira do Crato:
...Paulino tomou de conta da capoeira lá na sede do PT entendeu? Mestre Paulino uma pessoa que tem meu respeito e admiração, só que devido a vida de Mestre Paulino, família, do corre corre, entendeu? Ele não tinha muito tempo pra capoeira né? E aí ficou difícil pra Paulino segurar a coisa, por causa da sua vida do dia a dia , do corre corre, entendeu?  Não tinha tempo suficiente pra se dedicar a capoeira, mas tem seu mérito, teve a sua história, segurou à capoeira um bom tempo na sede do PT até a capoeira se estruturar.
A capoeira do Crato se expandiu para outros lugares, como o picadeiro do parque de exposições, o bairro Alto da Penha e o bairro do Seminário. Também surgiram a partir destes três mestres citados, outros sujeitos da capoeira, tais como Balbino, Edimilson, Edwilson, Carlim Camará hoje mestres de capoeira em seus respectivos grupos.
Esta pesquisa se torna interessante uma vez que imaginava a capoeira do Cariri sendo uma capoeira que teria sua gênese na capital do estado do Ceará, porém ao me inserir no contexto da capoeiragem caririense e conhecer seus mais antigos protagonistas, percebi que a influência desta capoeiragem vem do estado de São Paulo e que a influência da capital cearense só ocorreu muito tempo após sua inserção na região através de filiações, pois a capoeiragem de Fortaleza quando aqui chegou encontrou um povo que já sabia gingar.



[1] Região sul do Ceará. Faz fronteira com os estados de Paraíba, Pernambuco e Piauí. Suas principais cidades são Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
[2] Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional – IPHAN.

3 comentários:

  1. Muito Bom... Parabéns!
    Vamos Compartilhar com a Universidade de Estudos Culturais da Capoeira - Universidade da Capoeira- UNICAPOEIRA!

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  2. Ótimo Mestre, sou grato por sua partilha. Espero que possamos contribuir com nossa arte Capoeira! iê Vamos Jogar!

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  3. Dei valor, embora não sendo capoerista, sou eu um entusiasta da memória assim como da capoeira.

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