sexta-feira, 8 de maio de 2020





EM TEMPOS DE PANDEMIA AS EMOÇÕES NOS TOMAM CONTA...

Hoje recebo notícias de amigas/os e familiares infectados pelo COVID 19.  Não tive condições de realizar meus trabalhos. O dia foi tenso, preocupante e reflexivo.

As reflexões me fizeram então escrever algumas inquietações e pensamentos.

Desde que resolvi enveredar pelo caminho dos estudos venho percebendo um crescimento significativo na forma de ver o mundo, as pessoas e o Brasil.  Busquei uma formação em arte e ela me fez olhar o mundo de outra forma e, este olhar de outra forma, tem me proporcionado reflexões muito significativas na minha vida.

A capoeira já me despertava esse olhar, porém, muitas vezes era tolhido. E isso não me fazia sentir - se bem.  Ficava me questionando como os capoeiristas, praticantes, defensores e discípulos de uma linhagem afrodescendente brasileira muitas vezes se colocavam contra a defesa de direitos, contra os preconceitos existentes no Brasil, contra movimentos sociais em busca de melhorias de vida. COMO!!!!?????

Assim, na busca de compreensão desses fatores tenho refletido sobre o porquê de as pessoas no Brasil serem racistas.  Sim, somos racistas!   Tenho também compreendido a partir dessa reflexão as razões de capoeiristas se comportarem como capitães do mato. 

Tenho refletido sobre as pessoas que tinha como referência na capoeira, nas profissões exercidas ao longo de minha jornada e em minha própria família que hoje me decepcionam com suas atitudes desumanas... sim, DESUMANAS!!!!!

É doído... 

Essas reflexões, me apontam a um pensamento de que a falta de estudo nas áreas de humanas, essas que fazem as pessoas pensarem sobre a vida e o mundo, é um dos fatores.

Mas o fator que penso ser maior é, de fato, a falta de estudo.  Estudo em seu sentido de busca; de análise; de prática; de investigação; de observação; de revisão; DE APRENDIZADO.


Coisa que a escola deve ensinar, mas o nosso modelo educacional luta constantemente contra, proporcionando a cada dia que passa, métodos e condicionamentos pautados em números e estatísticas.


Não querem que o povo cresça e viva, querem o povo escravo! Essa é a condição para se viver no Brasil!  O pobre e o nordestino brasileiro são condicionados a isso.

Gratidão as/os professoras/es que me fizeram ver que não era apenas isso!  Sim, se não fosse as/os professores que pensam e enxergam o mundo de forma diferente a educação nesse país estaria bem pior!

A única certeza que tenho é que estamos completamente a deriva, com a população se enganando e sendo enganada.

Pela falta de conhecimento, estudo!

Como já escreveu Gabriel o Pensador em seu Estudo Errado:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)

É assim! 

Você estuda, não para mudar sua vida, seu mundo, mas para tirar um 10 e ser melhor! 

Melhor em que mesmo!????



4 comentários:

  1. 👏👏👏 belíssima reflexão

    Existem diversos fatores que fortalece o racismo o principal deles e a ignorância, ignorância de conhecimento,conhecer a história,sociedade, cultura. É essencial para formar um cidadão consciente e preparado para viver em sociedade.

    A educação é a maior ferramenta de transformação. Infelizmente o nosso país não trata a educação como prioridade.

    E seguimos em passos lentos, mas em passos lentos vamos prosseguindo, não podemos de maneira nenhuma para de andar.


    existem pessoas que são ignorantes por falta de sabedoria, para esses existe um caminho a seguir.
    Existem pessoas que possuem sabedoria e ainda são ignorantes, aí já não há nada que se possa fazer. Karina_Anastacia

    ResponderExcluir
  2. Nega, quando eu crescer quero ser igual a você!!! Belíssima reflexão é essa sua. você como sempre me surpreende com sua sensatez e visão de mundo e de vida! Abraços a família!!!!! muitas saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí meu mestre 😘

      Quando tudo passa vamos tomar banho de cachoeira é comer jaca na serra. Relembrar as aventuras da vida capoeira e teatro 😘

      Excluir
  3. Bravo professor! há pouco lhe conheço e já lhe admiro pela sua trajetória.

    ResponderExcluir