quarta-feira, 24 de novembro de 2021





Entrega de Material Educativo para as Escolas Municipais de Crato - Ceará


Ocorreu ontem dia 23/11/2021 no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante da Cidade de Crato estado do Ceará, o evento de entrega e capacitação do material educativo "A Arte de Educar Gingando" de minha autoria. 

O Material Educativo foi produzido, no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA,  com o intuito de levar a capoeira para a escola e desse modo, seja possível aplicar, de forma continua e responsável, a Lei 10639/03.

A proposta do material é reconhecer, valorizar e incentivar a utilização  da capoeira enquanto uma manifestação cultural afro-brasileira utilizando seu arcabouço de conhecimentos nas salas de aula e nas disciplinas escolares.  

Para a realização dessa ação, que contou com a impressão de 300 unidades do referido material educativo e sua devida distribuição em 10 escolas municipais da cidade de Crato - CE, contamos com o apoio da Secretaria de Cultura do Munícipio do Crato, por meio do Fundo Municipal de Cultura, através da seleção no Edital de Seleção Publica para Patrocínio de Projetos Culturais no Município do Crato - 2021, que nos apoiou em 50% dos custos do projeto apresentado. 

 Estiveram presentes representantes da Secretária de Cultura do Crato, da Universidade Regional do Cariri, das escolas contempladas, do Mestrado Profissional em Educação - MPDU,  da capoeira e do Instituto Federal do Piauí - IFPI. 

Agradecemos a atenção e a disponibilidade da Professora Ms. Tânia Santana que nos cedeu o espaço do Colégio Municipal e nos ajudou na organização deste rico momento. Como Também as/os professoras/es, Dra. Cicera Nunes, Dr. Josier Ferreira e Ms Polyana Nunes que nos auxiliaram na construção e realização dessa ação/material.  

 


















terça-feira, 16 de novembro de 2021




A Arte de Educar Gingando

Material Educativo




A capoeira como a maioria de nós conhecemos é traduzida como uma importante manifestação cultural afro-brasileira que dialoga com os pilares da nossa formação humana, cultural, social, étnica e histórica. Neste material didático, reafirma-se esse pensamento, todavia urge ressaltar que a gênesis da capoeira se alicerça dentro de um longo e contínuo processo de resistência, que tem buscado defender que o conjunto de saberes e valores ancestrais e afrodescendentes, constituintes do seu arcabouço, não podem ser traduzidos apenas como algo visível aos olhos. Capoeira é memória, é identidade, é resistência e também pluralidade, pois não se pensa, nem se constrói sozinha, mas no coletivo, aliás essa importante característica é o pressuposto basilar da proposta aqui empreendida.

Neste material didático, ao deslocar o potencial da capoeira para educação, o autor intenciona, fortalecer as práticas educacionais, que seguem nessa direção e dimensão coletiva e transcendental da capoeira, ultrapassando seu aspecto material e seu caráter de esporte/luta.

Além disso, este trabalho busca intermediar uma experiência de ensino que se assente nos pilares previstos pela lei 10639/03 alterada pela 11645/08, a qual determina o ensino da cultura e história africana e indígena na educação básica. É desse proveitoso diálogo, que nasce este trabalho que tem por objetivo envolver docentes e discentes da educação básica e intermediar uma prática de ensino significativa através da capoeira, estabelecendo contribuições para o despertar de uma consciência afro-brasileira, base constitutiva do que somos.

****Texto de Polyana Nunes - posfácio do material.

O Material encontra-se disponível na página do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA.

http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/produto_francisco_orismidio.pdf