A Arte de Educar Gingando
Material Educativo
A capoeira como a maioria de nós conhecemos é
traduzida como uma importante manifestação cultural afro-brasileira que dialoga
com os pilares da nossa formação humana, cultural, social, étnica e histórica. Neste
material didático, reafirma-se esse pensamento, todavia urge ressaltar que a
gênesis da capoeira se alicerça dentro de um longo e contínuo processo de
resistência, que tem buscado defender que o conjunto de saberes e valores ancestrais
e afrodescendentes, constituintes do seu arcabouço, não podem ser traduzidos apenas
como algo visível aos olhos. Capoeira é memória, é identidade, é resistência e
também pluralidade, pois não se pensa, nem se constrói sozinha, mas no
coletivo, aliás essa importante característica é o pressuposto basilar da
proposta aqui empreendida.
Neste material didático, ao deslocar o
potencial da capoeira para educação, o autor intenciona, fortalecer as práticas
educacionais, que seguem nessa direção e dimensão coletiva e transcendental da
capoeira, ultrapassando seu aspecto material e seu caráter de esporte/luta.
Além disso, este trabalho busca intermediar uma experiência de ensino que se assente nos pilares previstos pela lei 10639/03 alterada pela 11645/08, a qual determina o ensino da cultura e história africana e indígena na educação básica. É desse proveitoso diálogo, que nasce este trabalho que tem por objetivo envolver docentes e discentes da educação básica e intermediar uma prática de ensino significativa através da capoeira, estabelecendo contribuições para o despertar de uma consciência afro-brasileira, base constitutiva do que somos.
****Texto de Polyana Nunes - posfácio do material.
O Material encontra-se disponível na página do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA.
http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/produto_francisco_orismidio.pdf
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