terça-feira, 16 de novembro de 2021




A Arte de Educar Gingando

Material Educativo




A capoeira como a maioria de nós conhecemos é traduzida como uma importante manifestação cultural afro-brasileira que dialoga com os pilares da nossa formação humana, cultural, social, étnica e histórica. Neste material didático, reafirma-se esse pensamento, todavia urge ressaltar que a gênesis da capoeira se alicerça dentro de um longo e contínuo processo de resistência, que tem buscado defender que o conjunto de saberes e valores ancestrais e afrodescendentes, constituintes do seu arcabouço, não podem ser traduzidos apenas como algo visível aos olhos. Capoeira é memória, é identidade, é resistência e também pluralidade, pois não se pensa, nem se constrói sozinha, mas no coletivo, aliás essa importante característica é o pressuposto basilar da proposta aqui empreendida.

Neste material didático, ao deslocar o potencial da capoeira para educação, o autor intenciona, fortalecer as práticas educacionais, que seguem nessa direção e dimensão coletiva e transcendental da capoeira, ultrapassando seu aspecto material e seu caráter de esporte/luta.

Além disso, este trabalho busca intermediar uma experiência de ensino que se assente nos pilares previstos pela lei 10639/03 alterada pela 11645/08, a qual determina o ensino da cultura e história africana e indígena na educação básica. É desse proveitoso diálogo, que nasce este trabalho que tem por objetivo envolver docentes e discentes da educação básica e intermediar uma prática de ensino significativa através da capoeira, estabelecendo contribuições para o despertar de uma consciência afro-brasileira, base constitutiva do que somos.

****Texto de Polyana Nunes - posfácio do material.

O Material encontra-se disponível na página do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA.

http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/produto_francisco_orismidio.pdf




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